“The Thin Man” – 1934

Fielmente traduzido para português como O Homem Sombra. E hoje descobri que o The Iceman estreou cá com o belíssimo título Um Homem de Família. Maravilhoso, não é? Adiante. Este filme foi uma surpresa muito agradável.

O primeiro de uma série de, creio, seis filmes, The Thin Man tem como protagonistas Nick e Nora Charles, um casal que investiga crimes unicamente por diversão (embora Nick seja um detective profissional). Neste primeiro filme, os dois vêem o seu retiro alcoólico na cidade interrompido pelo assassínio de uma secretária no qual o principal suspeito é um amigo de longa data. E, a nível de história, é só isto. O que me fez ter gostado tanto, então?

O cão.

Não, agora a sério (embora o cão tenha sido um bónus, claro). O que me fez gostar imenso do filme foram os dois actores, Myrna Loy e William Powell. Têm uma química tão boa, um timing cómico maravilhoso e resulta tudo tão, tão bem. Acabei por ver o filme até ao fim não tanto para saber quem tinha morto a secretária mas mesmo para ver mais cenas entre os dois. Aliás, o par funcionava tão bem no ecrã que Loy e Powell fizeram cerca de catorze filmes juntos, mesmo fora do franchising. Impressionante!

Tenho um bocadinho de receio quanto a ver os restantes filmes da série, chamemos-lhe assim. Como é sabido, quando se começa a explorar uma coisa por ter tido sucesso acaba sempre por se perder algo no caminho e, segundo li, aparece um filho algures que também começa a ajudar a resolver casos. Não é bem o meu género mas logo se vê! Independentemente do resto fica a memória de uma hora e meia extremamente bem passada na companhia de Nick, Nora e Asta.

Aprendi também que William Powell teve uma ligação amorosa com Jean Harlow que acabou subitamente com a morte desta. Segundo dizem, a nota encontrada na mão de Harlow era da autoria de Powell e dizia algo como “Goodnight, my dearest darling”. Se é verdade ou não, não sei, mas é bonito. E quero ler a auto-biografia da Myrna Loy. Se ao menos não fosse tão cara, mesmo em segunda mão.. A única reacção possível aos preços é mesmo esta:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s