“Ookami Kodomo no Ame to Yuki” – 2012

Da autoria de Mamoru Hosoda, realizador do excelente The Girl Who Leapt Through Time, chega-nos este Ookami Kodomo no Ame to Yuki, ou Wolf Children: Ame and Yuki, uma história simples sobre o que é ser mãe e a aceitação dos diferentes caminhos que os filhos decidem escolher.

Hana conhece o seu futuro marido na universidade e cedo descobre que ele tem um segredo: é um homem-lobo mas não nos termos que a cultura popular nos tem vindo a habituar. Ele é inofensivo e pode-se transformar em qualquer altura. Hana aceita esta faceta e juntos embarcam numa doce relação da qual são fruto Yuki e Ame, que herdam as mesmas características do pai. Cedo a tragédia abate-se sobre a família e Hana vê-se obrigada a confrontar a educação de duas crianças fora do normal sem os conselhos de alguém que cresceu de forma semelhante. À medida que vão crescendo Ame e Yuki também têm que escolher o caminho que querem que as suas vidas sigam – tentar ser o mais humano possível ou ceder à chamada da natureza e abraçar o seu lado selvagem.

É um filme suave, sem a carga dramática de The Girl Who Leapt Through Time e que consegue compensar o vazio deixado por Summer Wars. A animação é esplêndida assim como a banda-sonora e consegue ser, no conjunto, e apesar do traço algo sobrenatural da história principal, extremamente humano e, como uma amiga referiu, reconfortante. Não há mesmo muito maia a escrever. Espero que Hosoda continue por este caminho mais tradicional em vez de realizar histórias mais complicadas como Summer Wars que, apesar da animação extremamente avançada, carecia de sentido. Gostei bastante e recomendo vivamente! Mas se nunca viram nada de Hosoda recomendo verem este primeiro e depois The Girl Who Leapt Through Time. Afinal de contas tem que se deixar o melhor para o fim.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s