“Before Midnight” – 2013

Jesse e Celine… o que é que eu faço com vocês?

Em 1994 Jesse e Celine conheceram-se num comboio. Dez anos depois encontram-se por acaso em Paris e voltam a apaixonar-se. Em 2013 voltamos a encontrá-los de férias na Grécia, com duas filhas e a atravessar a crise dos quarenta anos.

Muitos dizem que Before Midnight é o melhor filme da trilogia. Não gosto de pensar assim. Para mim, funcionam os três como um todo porque cada um é um perfeito retrato da maturação de uma relação e das ideias e motivações características da idade dos protagonistas na altura. Portanto é natural que este seja o mais maduro dos três, pois os personagens principais já se encontram numa fase das suas vidas em que o desencantamento é um receio que está sempre à espreita. E é precisamente disso que o filme fala: do medo do desencantamento. Pelo amor, pela vida. A ideia de que o amor é a única coisa que importa ao final do dia é aqui destruída pelas voltas cruéis da realidade: o trabalho, o divórcio, a maternidade, a rotina, o envelhecimento. O passar do tempo é abordado nas conversas profundas e realistas às quais temos vindo a ser habituados. As inseguranças sobre a rectidão daquilo que decidimos para o resto das nossas vidas. O próprio peso da frase o resto das nossas vidas. E a realidade do que é, realmente, o amor e uma relação: cedências e compromissos. E aceitação.

Não tenho mais nada a escrever. Vejam por vocês.  A magia dos diálogos é algo que fica convosco durante muito tempo e não há nada que substitua aquela sensação de ter visto um bom filme. Gostava que este não fosse o último filme. Queria voltar a passar uma hora e quarenta minutos com Jesse e Celine, daqui a dez anos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s