“Breathe In” – 2013

Breathe In é o novo filme de Drake Doremus, o jovem realizador do surpreendente Like Crazy (2011).

A minha adorada Felicity Jones volta a interpretar o papel de uma estudante de intercâmbio. Com um talento especial para tocar piano, Sophie vai estudar para os E.U.A durante um semestre e tem como família de acolhimento os Reynolds. Keith Reynolds é um violoncelista cujo espírito livre e criativo lhe foi tirado pelo nascimento da filha, Lauren, e pela obrigação de ser sustento da família. Quando Sophie e Keith se conhecem há uma ligação imediata. Mas claro que a coisa não pode correr bem, não é?

É um filme bonito de se ver e conta com uma excelente direcção de actores: Jones é excelente, como sempre, e Pearce dá a Keith uma vulnerabilidade e tristeza que causam impacto no espectador. Mas, fora isso, o filme não conta nada de novo e tem uma progressão muito lenta. O que começou por ser uma premissa com potencial acabou por se desenvolver num melodrama muito desnecessário. Tive muita pena que assim fosse. Gostei muito do Like Crazy e da subtileza com que as relações humanas lá são retratadas e esperava o mesmo deste filme. Claro que a relação entre Keith e Sophie está muito bem representada mas é em grande parte devido aos actores, que a tornam frágil e subtil. Não deve muito ao argumento que, aliás, não dá aos actores grande espaço de manobra.

É um esforço interessante mas que não supera o Like Crazy. Contudo, se gostam de filmes bonitos e de boas representações experimentem dar uma espreitadela.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s