“Frances Ha” – 2012

Estava cheia de curiosidade em ver este filme desde que li a crítica na revista Empire (versão inglesa, claro, porque a portuguesa se limita a traduzir artigos e isso é… bem, é foleiro). Vi-o finalmente ontem. E, claro, fiquei desiludida.

Embora o filme esteja registado como sendo de 2012, foi somente este ano que começou a andar pelas bocas do povo. Realizado por Noah Baumbach (The Squid and the Whale, Margot at the Wedding), Frances Ha conta com um argumento escrito pelo mesmo e por Greta Gerwig, actriz que dá corpo à personagem principal.

Frances é uma rapariga de vinte e sete anos como muitas de nós: licenciada numa área artística e aspirante a bailarina não consegue criar um mundo seu. Salta de apartamento em apartamento e vê as oportunidades de um emprego sólido constantemente vedadas. A própria relação com a melhor amiga sofre consequências quando esta assume o que é esperado de uma vida adulta e Frances continua a perpétua adolescente. O que mantém Frances à tona é a sua permanente boa disposição e o seu espírito livre e sonhador, que a leva a tomar decisões sem medir bem as suas consequências.

Esperava mais. Quando li a crítica pensei que me iria identificar de imediato com a personagem: uma rapariga da minha idade que ainda não conseguiu encontrar o seu lugar no mundo adulto (“Sorry. I’m not a real person yet.”). Mas a minha impressão final foi de que sim, é um bom filme com um argumento bem estruturado mas não correspondeu bem à expectativa. Recomendo o seu visionamento porque é bastante simplista ao contar uma história que podia ser a de qualquer um de nós e é mais uma mostra do que bom se faz no cinema independente. Mas, pessoalmente, esperava mais.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s