“Prisoners” – 2013

Paul Dano, Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal e Maria Bello. Não é preciso escrever mais nada como introdução.

A história central prende-se ao típico thriller no qual crianças são raptadas. O pai de uma delas, protagonizado por Hugh Jackman, vê-se a braços com uma luta interna moral sobre o que é certo e o que é errado quando se trata de trazer a filha para casa. Jake Gyllenhaal assume o papel de um detective cansado, desencantado com a profissão que me pareceu que, durante a maior parte do tempo, estava em piloto automático. A exercer a profissão porque sim. Paul Dano interpreta o papel de possível suspeito.

Tem coisas boas e tem coisas más. O bom é a intensidade e o sofrimento humano que transmite. Os conflitos internos que comandam as acções de Keller – personagem de Jackman – estão muito bem explorados e, sobretudo, interpretados. Faz-nos pensar que também não saberíamos o que fazer numa situação daquelas e que provavelmente seguiríamos os mesmos métodos. A forma como a história desenrola nos primeiros trinta minutos também é pouco habitual neste tipo de filme. O muito bom são as interpretações. Mas, passados os tais trinta minutos, o filme começa a prolongar e a prolongar e não ata nem desata. Sempre intenso e intimista mas o espectador não consegue evitar reparar em pequenos pormenores que talvez tivessem acelerado o processo (como detective capaz, Loki deveria ter sido capaz de fazer a associação entre os labirintos e o medalhão mais rapidamente; a polícia devia ter encontrado as coisas de Keller ao revistar a casa no final; etc, etc.). Mas fora geral é um bom thriller, muito frustrante por vezes. A resolução final também me pareceu demasiado optimista.

Vistas assim as coisas parece que tem mais elementos maus do que bons, não parece? Mas se gostam do género vejam. As interpretações fazem o filme.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s