“Eleanor and Park” – Rainbow Rowell

Valha-me Nossa Senhora. Primeiro que tudo, quem raios se chama arco-íris? Segundo, acho que o meu coração está mesmo empedernido. Porque não vibrou um único bocadinho com esta suposta “melhor história de amor de 2013”. Melhor história de parvoíce, antes assim.

Portanto isto passa-se em 1986 em Omaha, no Nebraska. Eleanor é a rapariga nova da escola que não tem lugar para se sentar no autocarro, coitadinha, e Park, um rapaz asiático, faz o serviço de a deixar sentar-se ao lado dele. No dia a seguir ela já lê os comics dele por cima do ombro. No dia seguinte ele já lhe dá mixtapes. E no dia a seguir já se amam para a vida inteira e “ai tens umas mãos tão macias”, “não, tu é que tens uma pele que parece atravessada pelo sol”. A sério. Ah, a história tenta ter profundidade com o setting familiar de Eleanor, com um padrasto violento e … espera, eu disse profundidade? OK. Vou reformular com cliché.

Existem algumas referências a Romeo and Juliet, de Shakespeare, ao longo da história. Ora eu nunca consegui achar piada nenhuma à peça até ler um estudo que a apontava como um gozo de Shakespeare à exaltação do amor. Assim, sim. Porque não há como levar aquilo a sério. “Oh Rita mas pensa na época”. Penso na época, penso. E não. E o mesmo acontece aqui. Dois adolescentes de ambientes familiares diferentes que se encontram e dizem as maiores baboseiras um ao outro sem se conhecerem minimamente e que no fim se separam. Desculpem o spoiler mas já deviam ter adivinhado quando falei em Romeo and Juliet. E ai que se separam e é muito triste e ele manda-lhe cartas e ela não responde e no fim ele recebe um postal dela com três palavras e o livro acaba. Assim.

Sim, eu já fui adolescente. Em muitos sentidos ainda o sou. Nunca namorei quando andava no Liceu mas tive uns pequenos acessos de estupidez pelo vizinho da frente, por isso consigo compreender a força e a novidade de todas essas sensações novas. Mas vamos lá ser racionais. OK? OK.

One thought on ““Eleanor and Park” – Rainbow Rowell

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s